top of page
Buscar
  • Foto do escritorOrigini Pastifício

VOCÊ JÁ VIU OLIVEIRA?

São lindas e bem grandes. Mas, e como são recolhidas as azeitonas?


O método de colheita tradicional é feito com a ajuda de ramos flexíveis. Eles são usados para “agitar” os ramos da arvore de modo a provocar a separação do fruto, que caem em redes especiais e então são recolhidos. Uma técnica mais moderna envolve o uso de pentes mecânico para sacudir os ramos e causar a queda azeitonas em uma rede disposta no chão e, em seguida coletá-las rapidamente e com menos esforço.

Mas como a tecnologia está em todos os campos, atualmente existem métodos de colheita totalmente mecanizados usandos “shakers”, isto é, uma maquina que sacode toda a arvore de azeitonas, mas este método é super agressivo e prejudica as raízes das arvores e conseqüentemente, afeta a quantidade e a qualidade do azeite em futuro.

Bem, existe a colheita à mão, ela é feita manualmente e conta com o uso de pentes especiais para ajudar a soltar as azeitonas dos ramos. É um método longo e cansativo, mas com a possibilidade de escolher as melhores frutas. Esta técnica é certamente a mais cara, no entanto permite recolher a fruta inteira e com o grau certo de maturação, e isto é um elemento fundamental para um azeite extra virgem bem perfumado.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page